Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Antes Que eu me Esqueça' | 2018

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


Vamos falar de um assunto sério, pesado?  Vamos falar de uma doença cruel que aflige milhares de pessoas, sobretudo idosos? Vamos falar, mas vamos falar com leveza, bom humor, doçura: assim enxergo 'Antes Que eu Me Esqueça', filme que trata do chamado Mal de Alzheimer, enfermidade que atinge cerca de 6% da população idosa só no Brasil. O filme que tem assinatura do diretor Tiago Arakilian , em seu primeiro longa de ficção, e roteiro sob alcunha da estreante Luisa Parnes, chega essa semana aos cinemas e merece nossa atenção. 



Nessa comédia (dramática) , conheceremos Polidoro (José de Abreu), um senhor com seus quase 80 anos que  resolve demolir a estabilidade de sua confortável vida de juiz aposentado e virar sócio de uma boate de strip-tease; a 'Dance Dance, Baby', que logo em seguida, inspirado pelo latim, veio à batizar o espaço de 'Poligamus'.  Beatriz (Letícia Isnard), sua filha, resolve o interditar judicialmente por ele apresentar de um tempo pra cá um comportamento estranho com breves períodos de esquecimento. Seu filho Paulo (Danton Mello), depois de muito tempo sem ver o pai por conta de uma mágoa do passado,  se declara incapaz de opinar durante o processo de interdição pois não mantém relações com o pai. Para resolver o impasse, o juiz determina então um encontro forçado de pai e filho acompanhado por uma promotora, Maria Pia (Mariana Lima). Essa súbita reaproximação, aos poucos, transformará suas vidas.

A direção cheia de sensibilidade de Arakilian, não se esquece que está lidando com um tema sério, mas nem por isso deixa de carregar a mão no humor, fazendo assim uma 'dramédia' de primeira linha, dessas que costumamos ver muito no cinema argentino - com personagens marcantes, com um arco riquíssimo, que se completam justamente por suas diferenças: como o protagonista vivido por Danton Mello, sempre tão centrado e sisudo (que mais tarde se revela com uma tristeza profunda) e a gerente desbocada da boate, Joelma, defendida com maestria e muito carisma por Guta Stresser, personagem essa responsável pelas mais altas gargalhadas que você dará ao longo da projeção. Encontrar o tom exato entre os dois gêneros - sem pender para o pastelão ou cair no dramalhão mexicano - evidentemente não é pra qualquer um.

O filme de Arakilian na verdade é sobre reparação, perdão, mas também ensina a olharmos com mais atenção os idosos ao nosso redor - cuidar de quem um dia já cuidou de nós.  'Antes Que eu Me Esqueça' é delicado, tocante e encontra um olhar otimista para um mal tão desolador como o Alzheimer.


Vale Ver ! 


DIREÇÃO

  • Tiago Arakilian

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Luisa Parnes
Produção: James Patrick O'Malley, Silvia Fraiha
Fotografia: Leo Vasconcellos, Leonardo Vasconcellos
Estúdio: Fraiha Produções, Globo Filmes, Titânio Produções
Montador: Quito Ribeiro
Distribuidora: Imagem Filmes

ELENCO

Aisha Jambo, Bruno Dubeux, Claire Digon, Cora Zobaran, Danton Mello, Dedé Santana, Eder Paolozzi, Eucir de Souza, Guta Stresser, José de Abreu, Kathia Calil, Letícia Isnard, Luiz Magnelli, Mariana Lima, Miguel Nader, Saulo Rodrigues, Sílvio Matos

Nenhum comentário