Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Antes que Tudo Desapareça' | 2018

NOTA 8.0


Por Rogério Machado


'Antes que Tudo Desapareça',  filme do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa que chegou mês passado aos cinemas brasileiros, lança um novo olhar sobre as famosas e por vezes massantes invasões alienígenas que pipocam nas telonas. Desta vez, nada de naves espaciais abduzindo desavisados e  homenzinhos estranhos empunhando armas intergaláticas. Kurosawa segue por uma linha que se divide entre o conceitual e uma solução que flerta com o realismo, acaso fosse possível pensar na possibilidade de uma invasão extraterrestre. 



Na história conheceremos a publicitária Narumi Kase (Masami Nagasawa), ela anda bastante desconfiada de seu marido e não faz ideia do que fazer. Isso porque ele, Shinji Kase, (Ryuhei Matsuda), voltou para casa depois de dias desaparecido e, misteriosamente, parece ser outra pessoa, mais gentil, amável, mas também com o olhar e uns assuntos um pouco estranhos. O que ela nem imagina é que, na verdade, o corpo de Shinji foi assumido por um alienígena que veio anunciar uma invasão à Terra. 

Pra tanto, ele precisará se juntar à Akira Tachibana (Yuri Tsunematsu) e Amano (Mahiro Takasugi), outros dois alienígenas que estão providenciando uma espécie de comunicador para então colocar em prática o plano de tomar a terra e exterminar a espécie humana. Assim como a esposa de Shinji se torna o que os extraterrestres chamam de 'guia', o eleito dos jovens Akira e Amano é o jornalista Sakurai (Hiroki Hasegawa), que vê naquele movimento atípico, a oportunidade de um grande furo de reportagem. Existe uma curiosidade com respeito aos 'guias': eles não podem ser tocados pelos 'invasores' e servem como uma espécie de ligação com as questões terrestres. Ao lançar mão disso, a narrativa ganha tonalidades dramáticas, e os extraterrestres , apesar de atitudes estranhas e coordenadas, também demostram humanidade e carinho para com os pobres terráqueos. Na minha opinião, uma das melhores sacadas da obra. 

O filme que na verdade é baseado na peça teatral de autoria de Tomohiro Maekawa,  é a mistura do melhor de diversos gêneros, e todos muitos bem costurados à trama alienígena, que no fim das contas parece soar mais como um apelo para que os seres humanos passem a se olhar mais, a se dar mais importância. O iminente fim do mundo haveria de servir para alguma coisa. 


Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Kiyoshi Kurosawa

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Kiyoshi Kurosawa, Sachiko Tanaka, Tomohiro Maekawa
Fotografia: Akiko Ashizawa
Trilha Sonora: Yûsuke Hayashi
Estúdio: Django Film, Nikkatsu
Montador: Kôichi Takahashi
Distribuidora: Zeta Filmes

ELENCO

Atsuko Maeda, Hiroki Hasegawa, Kazuya Kojima, Ken Mitsuishi, Kyôko Koizumi, Mahiro Takasugi, Masahiro Higashide, Masami Nagasawa, Ryuhei Matsuda, Shinnosuke Mitsushima, Takashi Sasano, Yuri Tsunematsu

Nenhum comentário