Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Ella e John' | 2018

NOTA 9.0 

Por Rogério Machado


Baseado no livro 'The Leisure Seeker',  de Michael Zaddorian, 'Ella & John' , que ainda está em cartaz em algumas salas no Brasil, é uma agridoce viagem ao universo famigerado da terceira idade, do amor que cresceu e amadureceu, de duas vidas que mesmo com aos anos avançados , as dores e patologias circunstanciais, ainda tem sede de viver, de se aventurar e descobrir. A direção do italiano Paolo Virzi (Capital Humando -2015), que faz uma leitura engraçada e comovente da vida desse intrépido casal, é a grande sacada do longa, já que histórias que falam de amor na melhor idade sempre existiram e existirão. 



'Leisure Seeker', o 'caça lazer' do título original, é o apelido que Ella (Helen Mirren)  e John Spencer (Donald Sutherland) deram a seu trailer, que usavam para tirar férias com os filhos nos anos 1970. Hoje, já idosos e loucos para fugir de uma vida de cuidados médicos, o casal, sem que ninguém saiba,  volta a embarcar no veículo e parte em direção a Key West para uma nova aventura. A viagem por uma América que já não reconhecem mais – misturando momentos hilários com outros de pura tensão – é a chance para retomarem à uma vida de paixão e devoção, mas também de obsessões secretas que ressurgem abruptamente.

O ponto de partida para a grande aventura é o velho leisure seeker que ajuda a contar a história uma vez que faz parte das doces memórias que compõem a vida dos Spencer, e por sua vez,  torna-se um autêntico rodie movie que não fica devendo nada ao gênero, muito pelo contrário, inaugura uma nova faceta para os filmes de estrada:  o de trazer todo o passado e o cotidiano dos protagonistas junto com eles no percurso.  Ella está muito doente e não vê mais muito tempo de vida à frente, mas continua firme, sempre pronta para proteger e cuidar de John, que ao que tudo indica sofre de Alzheimer. É nesse ponto, lançando mão da doença de John, onde o drama toma posse de sua porção bem humorada, cheia de sequências hilárias e surpreendentes - como na cena em que Ella, na garupa de um motoqueiro,  tentar alcançar o trailer em função de John tê-la deixado pra trás em uma das muitas paradas para se comunicarem com os filhos, que naquela altura dos fatos tentavam achar a melhor maneira de resgatá-los daquele rompante de insanidade. 

Não só por divertir ou provocar reflexões sobre as mazelas da terceira idade, 'Ella & John', que foi ovacionado no Festival de Veneza do ano passado,  merece toda reverência pelas radiantes interpretações do casal protagonista, que tanto arrancam risadas quanto vertem lágrimas nas cenas que, na pele de outros, poderiam soar como triviais apenas. Mirren e Sutherland, são a alma do longa que depois de fazer rir e chorar , ainda reserva uma última surpresa final que reforça a característica de reflexão sobre amor versus sacrifício - ou melhor, amor versus doação.


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Paolo Virzì

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Francesca Archibugi, Francesco Piccolo, Paolo Virzì, Stephen Amidon
Produção: Benedetto Habib, Fabrizio Donvito, Marco Cohen, Marty Eli Schwartz
Fotografia: Luca Bigazzi
Trilha Sonora: Carlo Virzì
Estúdio: Bac Films, Indiana Production Company, Rai Cinema
Montador: Jacopo Quadri
Distribuidora: Sony Pictures

ELENCO

Ahmed Lucan, Carl Bradfield, Carlos Guerrero, Cecil M. Henry, Chelle Ramos, Christian McKay, David Silverman, Dick Gregory, Donald Sutherland, Doug Stroup, Elijah Marcano, Gregory French, Helen Abell, Helen Mirren, Janel Moloney, John Archer Lundgren, Joshua Hoover, Joshua Mikel, Karen Valero, Kirsty Mitchell, Leander Suleiman, Lindsey Moser, Lucy Catharine Haskill, Marc Fajardo, Mark Ashworth, Marty Eli Schwartz, Matt Mercurio, Mylie Stone, Raegan Millican, Robert Pralgo, Robert Walker Branchaud, Scott Lomas

Nenhum comentário