Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - ' O Fantasma da Sicília' | 2017

NOTA 9.0 


Por Rogério Machado 



Selecionado para abrir a semana da crítica no Festival de Cannes do ano passado,  'O Fantasma da Sicília' apresenta o segundo trabalho da dupla Antonio PiazzaFabio Grassadonia. Assim como no filme de estreia - 'Salvo' (2013), os diretores voltam ao tema amor x máfia, só que dessa vez apostando fundo no surrealismo para narrar um romance adolescente em meio à violência no auge do crime organizado na Itália dos anos 90. O longa chegou aos cinemas brasileiros no fim de 2017 e já pode ser encontrado nas plataformas on demand.



Na história seremos apresentados aos jovens Giuseppe (Gaetano Fernandez) e Luna (Júlia Jedikowska). Eles são colegas de escola e moram em um vilarejo à beira-mar, na Sicília. Juntos, estão descobrindo as coisas do coração. A mãe dela (Sabine Timoteo) não gosta dele. Aparentemente, o motivo é a diferença social. A família do menino tem dinheiro, um haras e uma casa chique. Já eles, ainda que possuam uma sauna, vivem em um casebre encarrapitado na encosta de um monte, ao lado de tantas outras residências iguais.

Um certo dia, logo após um encontro, o rapaz desaparece nas mediações de uma misteriosa floresta localizada na pequena aldeia em que viviam. E é aí que começa a obsessão de Luna em encontrar o novo e promissor amor.  A ideia fixa ecoa através das muitas discussões com seus pais,  com o professor e amigos de escola (que parecem não sentir a falta do garoto já há dias sem ir à aula), além da própria polícia que se mantinha inerte no caso.  O motivo para tanto silêncio, se deve ao boato de que o pai de Giuseppe estava recebendo o troco por ter traído a máfia local, e com a máfia, pelo menos na Itália, ninguém brinca. Ninguém, exceto Luna, que está disposta à enfrentar qualquer perigo para ver Giuseppe novamente. 

'O Fantasma da Sicília' é baseado numa história real e retrata a vida de centenas de italianos que foram dilacerados pelas cruéis ações da máfia. Mas o que poderia ser somente mais uma trama de amor e ódio, se transforma em uma narrativa super atraente pela linguagem que assume: a do realismo fantástico, do surrealismo, enfim... que colabora para amenizar o impacto da história ao espectador. Os diretores usam planos super bonitos, ora por uma
câmera fixada por sobre os personagens em locais fechados, ora em planos bem abertos em externas (quase como um 360º),com a câmera trabalhando de baixo pra cima -o resultado visual é de uma exuberância sem igual, além de colaborar para o medo que paira sobre a narrativa. 

O ritmo propositalmente é mais compassado, como se provocasse o espectador 
adivinhar o que estava por vir , e que acaba fomentando ainda mais o clima de suspense que a trama carrega com ela. Aos mais sensíveis, será impossível não se envolver e, portanto, amar. 


Super Vale Ver !

DIREÇÃO

  • Antonio Piazza, Fabio Grassadonia

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Antonio Piazza, Fabio Grassadonia
Produção: Carlotta Calori, Francesca Cima, Massimo Cristaldi, Nicola Giuliano
Fotografia: Luca Bigazzi
Trilha Sonora: Anton Spielman
Estúdio: Cristaldi Pictures, Indigo Film
Montador: Cristiano Travaglioli
Distribuidora: Pandora Filmes

ELENCO

Andrea Falzone, Antonio Prester, Baldassare Tre Re, Corinne Musallari, Dino Santoro, Federico Finocchiaro, Filippo Luna, Gabriele Falsetta, Gaetano Fernandez, Julia Jedlikowska, Lorenzo Curcio, Rosario Terranova, Sabine Timoteo, Vincenzo Amato, Vincenzo Crivello

Nenhum comentário