Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Os Fantasmas de Ismael' | 2018

NOTA 7.0

Por Rogério Machado



Ismaël tem várias vidas, vários personagens cabem dentro dele. Aquele que viveu a desolação de uma perda durante anos e anos, aquele que redescobriu o amor, aquele movido pelo ódio, ou ainda aquele movido pela benevolência, ou mesmo aquele que vive sob a sombra de uma família esfacelada. Juntar os cacos da vida desse homem complexo é o papel do novo longa do diretor Arnaud Desplechin (Três Lembranças da Minha Juventude - 2015), filme que abriu o Festival de Cannes no ano passado e que chega essa semana aos cinemas brasileiros. 



Na trama , Mathieu Amalric dá vida ao Ismaël do título, um cineasta que, após um longo tempo, voltou a amar. Traumatizado devido ao súbito desaparecimento de sua esposa, Carlotta (Marion Cotillard), ocorrido há 21 anos, ele enfim consegue ter um relacionamento duradouro com a astrofísica Sylvia (Charlotte Gainsbourg), com quem está junto há dois anos. Entretanto, a reaparição de Carlotta abala não só o relacionamento, como a própria estabilidade alcançada por Ismaël.

Um dos projetos que são abalados por esse reencontro é a carreira de Ismaël. Ele havia entrado de cabeça em uma produção que se mistura à sua própria história: a de colocar na tela a vida de seu irmão, Ivan Dedalus (Louis Garrel), um jovem diplomata, sonhador e apaixonado, que voou pra longe muito cedo para tomar as rédeas de sua própria vida. Dependendo da ótica, Ismaël e Ivan podem ser encarados como a mesma pessoa, muito embora essa teoria se contradiga em algumas sequências - além do mais, pensando dessa forma, a narrativa soará menos confusa, digamos. 

Em suma, a narrativa que se divide em duas (a de Ismael e a de Ivan, que é feita através do filme de seu irmão em uma história um tanto quanto insossa) acaba esbarrando em alguns problemas como o ritmo ou a inexplicabilidade de algumas saídas encontradas pela direção de Desplechin. Contudo, para os cinéfilos amantes do trabalho de atores, ficará impossível não ser pego pelas atuações do elenco como um todo, cujo os nomes dispensam currículos ou apresentações.


Vale Ver ! 


DIREÇÃO

  • Arnaud Desplechin

EQUIPE TÉCNICA

Roteiro: Arnaud Desplechin, Julie Peyr, Léa Mysius
Produção: Pascal Caucheteux
Fotografia: Irina Lubtchansky
Trilha Sonora: Grégoire Hetzel, Mike Kourtzer
Estúdio: Canal+, Ciné+, France 2 Cinéma, Why Not Productions
Montador: Laurence Briaud
Distribuidora: Imovision

ELENCO

Alba Rohrwacher, Bernard Bloch, Bruno Todeschini, Catherine Mouchet, Charlotte Gainsbourg, Eric Franquelin, Guillaume Briat, Hippolyte Girardot, Jacques Nolot, Laszló Szábó, Louis Garrel, Marc Berman, Marc Prin, Marion Cotillard, Mathieu Amalric, Mélodie Richard, Pascal Ternisien, Philippe Fretun, Philippe Soutan, Samir Guesmi

Nenhum comentário